Embriologia do Sistema Digestório


Desenvolvimento do Fígado e do Aparelho Biliar
16/06/2009, 22:26
Filed under: Uncategorized

O fígado, a vesícula biliar e as vias biliares originam-se do divertículo hepático da porção caudal do intestino anterior no início da quarta semana.

O divertículo hepático expande-se para o septo transverso, cresce rapidamente e forma duas porções:

  • A porção maior, cranial, dá origem ao primórdio do fígado.
  • A pequena porção caudal origina a vesícula biliar.

O pedículo do divertículo forma o ducto cístico.

O septo transverso é uma massa de mesoderma esplâncnico situado entre o coração e o intestino médio. Ele forma o mesentério ventral nessa região.

Células endodérmicas se proliferam e originam cordões entrelaçados de células hepáticas e células epiteliais de revestimento de ductos biliares e intra-hepáticos, os cordões hepáticos, primórdios dos sinusóides hepáticos.

O fígado apresenta crescimento rápido da quinta a décima semana.Ocupando uma grande porção da cavidade abdominal superior. A quantidade de sangue oxigenado que chega ao fígado pela veia umbilical determina o seu desenvolvimento e a sua segmentação funcional. Inicialmente, os lobos d ireito e esquerdo são aproximadamente do mesmo tamanho, porém o direito logo se torna maior.

A hematopoese se inicia durante a sexta semana e confere ao fígado aspecto vermelho-brilhante. Na nona semana o fígado é responsável por 10% do peso total do feto. A formação de bile pelas células hepáticas começa durante a 12ª semana.

No início do desenvolvimento das vias biliares extra-hepaticas são ocluídas por células epiteliais, mas depois ocorrerá recanalização devido à vacuolização resultante da degeneração dessas células. O pedículo que liga os ductos hepático e cístico ao duodeno torna-se o ducto biliar. A entrada de bile no duodeno através do ducto biliar, após a 13ª semana, dá uma cor verde-escura ao mecônio (conteúdo intestinal).

Desenvolvimento do figado e da vesi


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: